BEM VINDOS!!!!!

Criamos esse espaço para divulgar as atividades do colégio.
Participe, opine e nos ajude a aprimorar cada vez mais este espaço.
CONTAMOS COM VOCÊ!!!!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A SEMANA FARROUPILHA

O conteúdo ministrado nos 2° Anos do Ensino Médio, nas turmas 211, 212, 221 e 222 foi sobre a Revolução Francesa, então aproveitamos para rever os ideais da Revolução que foram Liberdade, Igualdade e Fraternidade nos reportando para a Revolução Farroupilha onde os ideais foram Liberdade, Igualdade e Humanidade e hoje existindo na Bandeira do Rio Grande do Sul.

A Revolução Farroupilha foi uma Revolução Liberal que objetivava derrubar o governo por definição, também conhecida como Guerra Civil dos Farrapos, os farroupilhas lutaram contra rio-grandenses e contra os brasileiros.

Farroupilha significa federação pela força; destruir tudo e farrapo significa trapo ou esfarrapado.
Os partidos políticos existentes na Revolução Farroupilha.
→ Partido Conservador: 1830 – monarquista absolutista e centralizado; o monarca estava acima das leis e todos os problemas se resolviam no Rio de Janeiro.
→ Partido Liberal: 1832 – desejava a federação e o poder legislativo forte, para impedir a ditadura do executivo; haviam correntes eram monarquista, republicana e os exaltados.
As correntes do Partido Liberal:
*Moderada monárquica: defendida por Bento Gonçalves da Silva
*Moderada república:
*Exaltados: defendia a República, Marciano Pereira Ribeiro integrava esse partido.
A Revolução Farroupilha defendia os ideais de Liberdade, Igualdade e Humanidade.
Mas igualdade era somente entre os iguais, era cidadão quem era proprietário e que poderia votar e ser votado. Os farroupilhas não eram abolicionistas. A liberdade era garantida por Lei, existia a utopia da liberdade garantida pela Lei. Os farroupilhas queriam uma nova constituição com poderes no legislativo forte e autonomia das Províncias. Como a Federação nos Estados Unidos, cada Estado tem a sua constituição, suas leis e a formação da constituição de acordo com os costumes.
Os farroupilhas defendiam a autonomia na Província e podemos entender a Revolução através da mentalidade da época.
Os farroupilhas eram contra a saída de impostos para a Corte no Rio de Janeiro.
As conseqüências da Revolução Farroupilha foram de que as escolas fechadas, igrejas pilhadas, fazendas de criação sem gado, destruição das charqueadas nenhuma funcionava.

 Professora Fabiana Salete Tolardo
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

FLORES, Moacyr. A Revolução Farroupilha. 4° Edição. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

FLORES, Moacyr. Negros na Revolução Farroupilha: traição em Porongos e farsa em Ponche Verde. 2° Edição. Porto Alegre: EST, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário