BEM VINDOS!!!!!

Criamos esse espaço para divulgar as atividades do colégio.
Participe, opine e nos ajude a aprimorar cada vez mais este espaço.
CONTAMOS COM VOCÊ!!!!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dados sobre a Pesquisa Sócio- Antropológica dos alunos do 1° Ano do Ensino Médio Politécnico, do Colégio Estadual Olga Ramos Brentano.


Essa pesquisa fundamentou-se nas aulas ministradas da disciplina de Seminário Integrado e teve como principal objetivo conhecer a realidade dos alunos, que cursam o 1° Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olga Ramos Brentano, a partir da elaboração do questionário, bem como o preenchimento, compreensão e interpretação dos alunos. Para a sistematização e organização dos dados quantitativos sobre os qualitativos de cada realidade.
Sobre a Escola de origem dos alunos vindo do Ensino Fundamental, foi analisado que a maioria dos alunos estudou na Escola Municipal de Ensino Fundamental 1° Maio, do município de Farroupilha, levando em consideração que o Colégio Olga Ramos Brentano se localiza também no Bairro Primeiro de Maio. Local esse considerado o maior bairro do município, tendo farmácias, mercados, lojas, posto de saúde e além do Colégio Olga Ramos Brentano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental 1° de Maio há a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Grendene que no turno da noite oferece a modalidade ou etapa para a Educação de Jovens e Adultos.
Sobre a questão que perguntava sobre o trabalho ou estágio dos alunos, foi computado que menos da metade dos alunos trabalham. Principalmente os alunos que frequentam o turno da noite e em muitos casos sendo bem corrido para eles passarem em casa, tomarem banho, se alimentar e para finalmente se dirigir para a escola. Foi analisado que os alunos que trabalham escolheram ou gostariam de pesquisar temas bem variados e fora da realidade de trabalho deles.
Para a realização da pesquisa foi necessário verificar as competências e habilidades dos alunos, por isso tentando entender a disciplina de preferência de cada um, também a disciplina que eles encontravam maior ou menor dificuldade.
 Em contraponto, mas para verificar a disciplina que os alunos encontram maior dificuldade. Evidenciando que foi perguntado se os alunos estudavam em casa e ficou constatado que a maioria dos alunos não estuda em casa, mas sabemos que são necessários além de explicações dos Professores, os alunos devem se esforçar e estudar a mais para aquelas disciplinas que encontram dificuldades. Entendendo que mais do que nunca os alunos precisam de um acompanhamento, mediação e estímulos para o desenvolvimento pleno da aprendizagem.
Para entendermos a realidade da informatização e de aulas voltada para o uso de tecnologias, questionamos sobre os conhecimentos na área da Informática e se os alunos possuíam e-mails, observando que a maioria possui  computador, interntet em casa e tem e-mails.
Também verificando que a maioria dos alunos possui internet em casa, o que compreendemos de certa forma que conhecimento sobre as disciplinas pode ser acrescido com as sugestões de sites para pesquisa. Nesse sentido abrindo possibilidades, diversidade e novos métodos de ensino. De acordo com Ítalo Dutra e Rosa Casaccia, os professores, sem preparo para o uso das novas tecnologias como recurso didático, deixam de utilizar as salas de Informática ou as utilizam de forma insuficiente, não explorando todas as possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem.


 Essa pesquisa não está finalizada, sendo que entendemos que a disciplina de Seminário Integrado segue acompanhando os alunos, de maneira que orientando e chamando a luz do conhecimento sobre os métodos de pesquisa, os caminhos, dúvidas e sanando dificuldades para o desenvolvimento da aprendizagem focando o gosto pela pesquisa.
A última pergunta que envolvia o desejo de pesquisar ou aprender um tema que envolvesse a preferência de cada aluno. Entre a pesquisa e o conhecimento que cada aluno gostaria de desenvolver cita-se: música, a origem dos planetas, esportes, Primeira e Segunda Guerra Mundial, desenhos, drogas, enfermagem, arquitetura, arqueologia, designe, moda, mitologia grega, administração de empresas contabilidade, fotografia, artes marciais, saúde, gravidez, CTGs, Judeus, Big Beng, biologia molecular, oceanos, dança, educação física e esportes entre outros temas de escolha dos alunos.
Através das informações colhidas foi identificado que a maioria dos alunos gosta e pratica alguma modalidade de esporte como: futebol, vôlei, futsal estão entre os preferidos; seguidos de andar de bicicletas, lutas marciais, basquete e handebol. Também questionamos o que os alunos mais gostavam de fazer nos finais de semana, observando que a maioria respondeu navegar pela internet, sair com os amigos, assistir filmes e ficar com os familiares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário