Essa pesquisa
fundamentou-se nas aulas ministradas da disciplina de Seminário Integrado e
teve como principal objetivo conhecer a realidade dos alunos, que cursam o 1°
Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olga Ramos Brentano, a partir da
elaboração do questionário, bem como o preenchimento, compreensão e
interpretação dos alunos. Para a sistematização e organização dos dados quantitativos
sobre os qualitativos de cada realidade.
Sobre a Escola de
origem dos alunos vindo do Ensino Fundamental, foi analisado que a maioria dos
alunos estudou na Escola Municipal de Ensino Fundamental 1° Maio, do município
de Farroupilha, levando em consideração que o Colégio Olga Ramos Brentano se
localiza também no Bairro Primeiro de Maio. Local esse considerado o maior
bairro do município, tendo farmácias, mercados, lojas, posto de saúde e além do
Colégio Olga Ramos Brentano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental 1° de
Maio há a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Grendene que no turno da
noite oferece a modalidade ou etapa para a Educação de Jovens e Adultos.
Sobre a questão que
perguntava sobre o trabalho ou estágio dos alunos, foi computado que menos da
metade dos alunos trabalham. Principalmente os alunos que frequentam o turno da
noite e em muitos casos sendo bem corrido para eles passarem em casa, tomarem
banho, se alimentar e para finalmente se dirigir para a escola. Foi analisado
que os alunos que trabalham escolheram ou gostariam de pesquisar temas bem
variados e fora da realidade de trabalho deles.
Para a realização
da pesquisa foi necessário verificar as competências e habilidades dos alunos,
por isso tentando entender a disciplina de preferência de cada um, também a
disciplina que eles encontravam maior ou menor dificuldade.
Para entendermos a
realidade da informatização e de aulas voltada para o uso de tecnologias,
questionamos sobre os conhecimentos na área da Informática e se os alunos
possuíam e-mails, observando que a maioria possui computador, interntet em casa e tem e-mails.
Também verificando
que a maioria dos alunos possui internet em casa, o que compreendemos de certa
forma que conhecimento sobre as disciplinas pode ser acrescido com as sugestões
de sites para pesquisa. Nesse sentido abrindo possibilidades, diversidade e
novos métodos de ensino. De acordo com Ítalo Dutra e Rosa Casaccia, os
professores, sem preparo para o uso das novas tecnologias como recurso
didático, deixam de utilizar as salas de Informática ou as utilizam de forma
insuficiente, não explorando todas as possibilidades para o processo de
ensino-aprendizagem.
Essa pesquisa não
está finalizada, sendo que entendemos que a disciplina de Seminário Integrado
segue acompanhando os alunos, de maneira que orientando e chamando a luz do conhecimento
sobre os métodos de pesquisa, os caminhos, dúvidas e sanando dificuldades para
o desenvolvimento da aprendizagem focando o gosto pela pesquisa.
A última pergunta
que envolvia o desejo de pesquisar ou aprender um tema que envolvesse a
preferência de cada aluno. Entre a pesquisa e o conhecimento que cada aluno
gostaria de desenvolver cita-se: música, a origem dos planetas, esportes,
Primeira e Segunda Guerra Mundial, desenhos, drogas, enfermagem, arquitetura,
arqueologia, designe, moda, mitologia grega, administração de empresas
contabilidade, fotografia, artes marciais, saúde, gravidez, CTGs, Judeus, Big
Beng, biologia molecular, oceanos, dança, educação física e esportes entre
outros temas de escolha dos alunos.
Através das
informações colhidas foi identificado que a maioria dos alunos gosta e pratica
alguma modalidade de esporte como: futebol, vôlei, futsal estão entre os
preferidos; seguidos de andar de bicicletas, lutas marciais, basquete e
handebol. Também questionamos o que os alunos mais gostavam de fazer nos finais
de semana, observando que a maioria respondeu navegar pela internet, sair com
os amigos, assistir filmes e ficar com os familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário