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quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PROJETO: “OS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS”


*Profª Lenir T. de Paula de Lima

O Colégio Estadual Olga Ramos Brentano atende alunos de Ensino Médio nos turnos tarde e noite. Neste primeiro semestre, especificamente, no segundo trimestre desenvolveu o projeto “Os Povos Indígenas Brasileiros”, de acordo com a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, a qual [...] “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.”(publicado no D.O.U. de 11.3.2008)
Além de cumprir a lei, o colégio apresentou como objetivos deste projeto: conhecer parte da cultura indígena em sua região e no nosso país; reconhecer a importância do povo indígena na formação da nação brasileira e a influência cultural; valorizar a história e a cultura indígena brasileira; identificar o espaço geográfico das terras indígenas no país; perceber a importância da arte para o indígena; relacionar os jogos e rituais da cultura indígena com esporte e entretenimento; compreender a crença e os valores dos povos indígenas.  Após ter a proposta do projeto as atividades foram desenvolvidas pelas áreas e disciplinas: ÁREAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS, HUMANAS. DISCIPLINAS: ARTES, LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO RELIGIOSO, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA.
Os alunos desenvolveram as atividades em grupo e o trabalho apresentou três momentos: Pesquisa em grupo da tribo sorteada, produção de roteiros de filmes, produção da filmagem.
Após findar o desenvolvimento do projeto percebe-se que os alunos fizeram belíssimos trabalhos, e como produto final filmes, ou curtas. Dedicaram-se e vivenciaram a importância de trabalha no coletivo, assim como os povos indígenas trabalham em suas comunidades, um auxiliando ao outro e jamais cobrando ou julgando o integrante do grupo. Pois estamos longe de ter uma sociedade que coopera, mas como professores, “educadores” devemos mostrar aos nossos alunos que ainda há tempo para aprender a conviver e respeitar as diferenças e indiferenças, conhecer as nossas limitações e do outro. E o mais importante ser capaz de valorizar as pessoas por aquilo que elas são.
Se pararmos para pensar nas diversidades culturais em nossa cidade, estado, país e mundo notarão que é preciso conhecer um povo, colocar-se no lugar dele para julgá-lo.

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